As verdades do colágeno e as modificações na pele - Cover Blog - Produtos Digitais - JP Cosmetics

As verdades do colágeno e as modificações na pele

As verdades do colágeno constam ser uma proteína fundamental na estrutura e função da pele, com papel crucial na manutenção, firmeza e elasticidade.  

Com o envelhecimento e a exposição a fatores externos como a radiação solar e a poluição, há uma diminuição na produção de colágeno pelo corpo, resultando em mudanças indesejáveis na aparência, como rugas, linhas de expressão e flacidez.  

Ao longo de décadas, pesquisas têm se dedicado a entender melhor o papel desta proteína e como é possível estimular sua produção na melhora da saúde.  

Neste artigo, exploraremos as verdades do colágeno e as modificações na pele. Bem como benefícios, tipos e fontes desta proteína.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína que garante a firmeza, sustentação e resistência à pele, além de outras funções corporais.. 

Está presente em fibras como tendões, ossos, cartilagens, entre outros. Além de contribuir para a manutenção e união das células, prevenindo, rugas, estrias e linhas de expressão. 

O colágeno é naturalmente produzido pelo corpo. Porém, com o passar dos anos, a capacidade é reduzida, sendo necessário repô-lo. 

Na pele, a melhor forma de compensar a perda é estimular sua produção com produtos cosméticos que contenham essa propriedade. 


Este artigo pode interessar a você: Técnicas para rejuvenescer a pele


As verdades  do colágeno e suas fontes

As principais fontes alimentares de colágeno são alimentos protéicos e ricos em aminoácidos, vitamina c, zinco e silício. Tais alimentos com referidas substâncias aumentam a absorção da proteína para a produção no organismo. 

A título de exemplo temos o frango, rico em colágeno, principalmente nas partes menos consumidas, como os pés.  

Outro que pode-se citar é o ovo, que possui fonte importante, além de ter prolina na clara, substância essencial para a produção da proteína. 

Outras fontes alimentares são a gelatina, carne vermelha, principalmente nos ossos e cartilagens, como pode-se observar também no mocotó e peixes.  

Para aproveitar da melhor forma o colágeno desses alimentos, o ideal é consumi-los cozidos ou assados, para não perder os nutrientes.  

Alguns alimentos são auxiliares na absorção da proteína como: laranja, limão, caju, abacaxi, feijão-preto, nozes, aveia e algas. 

Tipos de colágenos

Cada um exerce uma função específica e destacamos os principais: 

Tipo I 

É o principal componente da derme que é a camada mais profunda da pele. Ele é responsável em média por 75% de proteína da região, promovendo a densidade da pele, dando volume e suporte 

Tipo III 

Atua em conjunto com o Tipo I, tornando ambas as mais encontradas na pele. Tal parceria resulta na sustentação da derme, trazendo firmeza; 

Tipo IV 

É a que dá sustentação à epiderme, ou seja, a camada mais superficial da pele, que  atua e desenvolve em conexão com outras camadas.  

Benefícios

Firmeza à pele 

Atuam na sustentação e densidade, fazendo com que a proteína seja um dos principais componentes da firmeza da pele. 

Contorno facial 

Evita a flacidez, diretamente ligado à definição do contorno facial. 

Previne rugas 

Sendo um componente que auxilia no fortalecimento e elasticidade em várias partes do corpo, incluindo a pele. Atua na prevenção de rugas e linhas de expressão. 

As verdades do colágeno e as modificações na pele

Com o passar dos anos, menos colágeno o corpo produz. A queda da produção começa com 25 anos, então, a partir dessa idade, perde-se 1% ao ano.  

Além do fator idade, inclui-se a ausência de carnes no prato, que limita a produção dessa proteína.   

O processo de queda se dá pela substituição de um tecido, menos elástico e mais fibroso. Daí, aparece-se a flacidez, rugas, a perda dos cabelos e as unhas fracas. 

Neste processo as articulações também sofrem consequências resultando na falta de colágeno, como a cartilagem articular, presente em articulações do corpo.  

Já quando falamos de reposição, parte-se da premissa de uma alimentação rica em  nutrientes como carnes vermelhas e brancas, queijo minas ou ovos. 

Os suplementos alimentares também são bem-vindos, especialmente os que contém colágeno hidrolisado que repõem altos níveis da proteína. 

A título de recomendação, é viável a utilização de suplemento em pó, já que as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada por dia, ou seja, 10 gramas.  

Uma dica fundamental é tomar o colágeno em conjunto com outros alimentos ricos em vitamina C como laranja, abacaxi ou mamão, pois a vitamina permite a absorção do colágeno pelo organismo. 

Vale lembrar que tais produtos citados devem ser usados com acompanhamento médico ou nutricional. 


Este artigo pode interessar a você: Pele Oleosa: Mitos, Verdades e Cuidados


Em suma, o que mais pode-se aprender?

Que o colágeno é uma proteína importante encontrada em todo o corpo humano, incluindo a pele. Na pele, o colágeno é responsável por manter a sua estrutura e elasticidade.  

No entanto, com o envelhecimento, a produção diminui, o que pode levar a mudanças na aparência da pele, como rugas e flacidez. 

Ao longo dos anos, muitos produtos de colágeno têm sido comercializados como uma solução para essas mudanças na pele. No entanto, a eficácia dos mesmos pode variar pela diferenciação de componentes. 

Alguns estudos sugerem que a suplementação de colágeno pode melhorar a aparência, especialmente em indivíduos com mais de 30 anos.  

Além disso, outras intervenções, como a fototerapia e o uso de retinóides, também ajudam a melhorar a aparência da pele. 

No entanto, é importante notar que a produção de colágeno é afetada por vários fatores, incluindo a exposição ao sol, a dieta e o estilo de vida.  

Portanto, é importante abordar esses fatores para manter uma pele saudável e jovem. 

Em resumo, como vimos, o colágeno desempenha um papel importante na aparência e a suplementação pode ser benéfica. 

Lembre-se sempre de procurar ajuda médica ou nutricional. Em caso de dúvidas, não hesite voltar aqui para se informar. Desejamos uma pele linda e jovem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =