Cabelo Crespo: cuidados, tipos e características - Blog - Produtos Digitais - JP Cosmetics

Cabelo Crespo: cuidados, tipos e características

Cabelo Crespo, a maravilha feminina, é um título maravilhoso para enfatizar a realidade deste tipo de cabelo que encanta por onde passa.

Entre suas características, o crespo se baseia na proteção do couro cabeludo devido ao entrelaçamento dos fios. E principalmente no Brasil é um ótimo tipo de cabelo para a adaptação do clima quente. 

Contudo, para que a beleza deste tipo de cabelo resplandeça, exige-se cuidados constantes, já que detém um ressecamento maior em comparação a outros tipos de cabelos existentes. 

Neste artigo vamos demonstrar o porque o cabelo crespo é a maravilha feminina, os seus cuidados, tipos e características. 

CARACTERÍSTICAS DO CABELO CRESPO: A MARAVILHA FEMININA  

São os cabelos que possuem a menor quantidade de escamas e fineza, por este motivo são mais frágeis.  

Outra característica é ter mais nó nas pontas. Uma dica fundamental para a mulher ao visitar salão de beleza, é se atentar ao nó para não afetar o comprimento do corte.  

Entre outras características do cabelo crespo feminino é o seu encolhimento em comparação a outros tipos existentes. Eis um fator importante a mulher ao modelar o cabelo corretamente e não perder comprimento, por isso, o corte deve ser a seco.  

Este cabelo normalmente absorve com mais facilidade hidratação e nutrição. Isto se dá por existir tipos de crespos com baixa porosidade, que demoram para ficar molhados. 

Pode-se ressaltar também que o cabelo crespo feminino no geral, sendo finalizado ou não, ficam bonitos e versáteis, ou seja, com mais ou menos definição, ou meio-termo, este cabelo corresponde à expectativa. 


Este artigo pode interessar a você: Pele Oleosa: Mitos, Verdades e Cuidados


TIPOS DE CABELOS CRESPOS

Iniciamos com o 4A, sendo mais próximo dos cabelos cacheados, especialmente do cacheado 3B, possuindo uma quantidade maior de escamas e brilho. Isto, quer dizer, não é tão frágil quanto os próximos abordados neste tópico. 

O 4B possui molas mais fechadas do que o 4A, o encolhimento é maior em comparação ao mesmo. Possui menos escamas, retém menos hidratação e consequentemente menos brilho. 

Já o 4C tem a formação de cachos fechados em zig e zag. De todos os cabelos crespos é o mais frágil. Possui o menor número de escamas. Deve ter um maior cuidado no quesito descoloração.  

Na prática, o que observar para que o cabelo crespo feminino fique uma maravilha? 

Baseado no que elencamos acima é de extrema importância saber identificá-los.  

Neste processo de descoberta é importante que não aplique nenhum produto para não atrapalhar. Além disso, nenhum cabelo tem apenas um tipo de fio, o mesmo pode-se dizer dos cabelos crespos. 

Isto se dá por conta do seu crescimento, pelos procedimentos de corte, química, que provoca alteração nos fios. 

A MARAVILHA DO CRESPO FEMININO ASSOCIADO A ESCOLHA DOS PRODUTOS E CUIDADOS 

Por suas características já mencionadas exige-se mais hidratação e nutrição, e isto conta na utilização de produtos e cuidados específicos. 

Isto quer dizer, deve utilizar-se produtos que sejam livres de derivados do petróleo, parafinas, ceras, óleo mineral, silicones insolúveis, óleos vegetais e ingredientes naturais. 

Dito isso, logo abaixo mostraremos um cronograma eficiente para deixar seu cabelo crespo, bonito, hidratado e saudável: 

Temperatura da água 

Não utilize água quente para lavar o cabelo crespo, pois, a lavagem nesta temperatura danifica os fios que por característica são frágeis e finos. Opte por água morna ou fria para que a oleosidade natural não seja retirada.  

 Shampoo  

A aplicação deste produto se dará somente nas raízes dos fios. Este produto, como a água quente, pode danificá-los por conter um ativo adstringente que pode deixar ressecado. Por isso é recomendável a aplicação somente nas raízes. 

 Desembaraçamento 

No ato de desembaraçar o cabelo deve estar molhado, de preferência após passar o condicionador. Outra opção é desembaraçar a partir das pontas. Para ambas as opções, opte por utilizar um pente de madeira com divisões largas para evitar o frizz. 

 Evite o Frizz 

Uma das formas de evitá-lo é não utilizar a toalha comum de cabelo no momento que fazer a fricção. Opte por uma de algodão. 

 Madeixas hidratadas regularmente 

Como sabido a hidratação em cabelo crespo é essencial, a mesma deve ser constante, isto quer dizer, uma média de três vezes por semana. 

Porém, nessa frequência, se os fios se apresentarem pesados, revezam entre uma lavagem e outra. 

 Umectação 

A umectação capilar será aliada no momento da hidratação por conter óleo vegetal que dá vigor ao cabelo e contribuir para a curvatura. 

 Fronha 

Utilize ao dormir fronha de cetim para evitar o frizz. Já que as fronhas de algodão causam este mal desagradável nos cabelos crespos. 

Este tipo de fronha contribui para que o cabelo crespo não amasse e desmanche durante a noite de sono. 

DICAS PARA FINALIZAÇÃO

O cabelo crespo exige produtos específicos, e no caso da finalização não é diferente. Portanto, a escolha do produto deve se basear nas dicas que descrevemos para o seu tipo de cabelo crespo.  

Entretanto, daremos outras: 

Experimente diferentes finalizações – quando se fala em madeixas existe uma infinidade de finalizações, portanto, isto traz diferentes resultados. A dica que damos é; descubra o que seja compatível com seu cabelo e a seu gosto.  

Texturização para madeixas definidas – partindo da premissa que o cabelo crespo possui pouca ou nenhuma definição e querendo cachos definidos, aposte na texturização que dentre as opções existem: tranças, coquinho, papel alumínio, twist, dedoliss. 

Pente Garfo – se quer ter volume, o pente garfo é seu companheiro perfeito. 

Se atente para posicioná-lo em paralelo à raiz do couro cabeludo, depois balance os fios, puxe-os em seguida para cima com o pente em direção às pontas para dar o volume desejado. 

 Menos volume – se deseja ter madeixas controladas e consequentemente menor volume, aposte nos finalizadores que contém óleos vegetais que deixarão seus fios mais pesados. 

 Que este artigo tenha ajudado você mulher a conhecer seu cabelo crespo, em caso de dúvidas não hesite em voltar aqui para uma nova consulta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =