Alopecia Areata o que é? - Blog - Produtos Digitais - JP Cosmetics

Alopecia Areata o que é?

Alopecia areata o que é? Sabe-me dizer. Com qual idade aparece ou afeta o corpo inteiro, ou parcial mesmo.  

Sendo mais comum no cabeça, ou seja, no couro cabeludo, contudo resulta na perda rápida dos cabelos. Você já deve ter notado no banheiro ao lavar seus  fios e madeixas escorrendo com a água pelo ralo. 

Alopecia Areata o que é, mas tudo o que deve saber? 

Afinal de contas é considerada uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis, porém neste caso são os folículos pilosos (é responsável pela produção e crescimento da pelo) assim ocasionando a queda dos fios capilares. 

A manifestação mais comum aparece na forma arredondada sendo uma falha no couro cabeludo no paciente se houver a perda total dos cabelos e alopecia areata total, mas, por outro lado, houver uma perda de todos os fios do seu corpo se chama alopecia areata universal. 

Alopecia Areata o que é, porém, quais tipos existem? 

Alopecia areata: afetar homens, mulheres e crianças, causa da doença pode ser genética, mas um dos fatores pode ser estresse ou autoimune. 

Androgenética: é a perda de cabelo causada por fatores genéticos, porém é o mais comum que afeta a maioria os homens, mas também na sua minoria as mulheres. 

 Alopecia difusa: é a perda de cabelo progressiva e generalizada, que não chega a produzir calvície total. 

Causas 

A alopecia areata ocorre devido a um processo inflamatório na raiz do cabelo, geralmente, é provocada por fatores genéticos.

Está associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabete e alergias, como a rinite.

Por exemplo, também ocorre em consequência do tratamento oncológico Alguns fatores emocionais, como estresse e processos de luto, podem desencadear a alopecia areata ou agravar a condição, fazendo com que o paciente perca ainda mais pelos. 

Tratamento. 

Existem alguns tratamentos que você pode optar, mas antes de tudo procure um dermatologista ou se for o caso somente falhas na cabeça o Tricologista de sua confiança. 

Alguns são: 

Minoxidil tópico: loção liquida, contudo, deve usar duas vezes ao dia na região afetada em que estiver uma falha arredondada, mas, por outro lado, não há garantias de eficácia em casos quando houver perda total dos cabelos. 

Injeções de cortisona: se faz na pele do couro cabeludo exposto após a queda de cabelo com as injeções pode se usar cremes ou loções para aplicar na região afetada em casa. 

O tratamento não é obrigatório, porque ele não impede o retorno da doença, mas é indicado porque o paciente pode causar distúrbios mentais psicológicos. 

Queda de cabelos! 

Você já deve compreender a dificuldade em ver seus belos fios caindo durante o banho, porém sejo por motivo vindos da calvície gerada pelo estresse, anemia, medicamentos… mas você aí agora quer saber como se prevenir e conhecer mais sobre este assunto se for sim, então acesse Jp.cosmetics. 

Conclusão 

Olá! Tudo bem, o post citei informações básicas, mas espero que seja útil para você, porém se sentir que seu cabelo está caindo procure um profissional na área de dermatologia ou tricologia. 

Fonte: 

Sbd-RJ 

Sbd.org. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =