A calvície, para você que não sabe, ela se inicia na adolescência, porém de forma imperceptível em alguns casos, mas ao passar dos anos, fica mais aparente nos homens, pelo menos os sinais são mais evidentes, como a “clássicas entradas” deixando seu couro cabeludo amostra, diferente da calvície feminina, nas mulheres.
Porque, a calvície nas mulheres têm sinais um pouco mais discreto em comparação aos homens…
Nas mulheres a espessura dos fios de cabelo diminui com o passar dos anos, e não é só isto, aliás ocorre na cor e no brilho também, deixando seu cabelo com aquele aspecto, sabe como se ele estivesse sem vida.
O que é uma calvície feminina?
Calvície feminina está associada a algumas alterações hormonais nas mulheres, ou, por outro lado, existem casos em que podem ser herdados pela família, alopecia androgenética e o nome como é conhecida na medicina.
Nas mulheres a calvície feminina, afeta a espessura dos fios, ou seja, com o tempo vão afinando até desprender do seu couro cabeludo, sem você notar. Isso mesmo, porque a senhora nunca se perguntou, quando se olhou no espelho, e viu aquela falha no cabelo, amostra…
Nos homens a queda de cabelo é mais comum, porque está ligada hormônio masculino à testosterona, mas as mulheres também produzem em seu organismo, aliás é o mesmo hormônio, só que em quantidade menor.
Principais causas de calvície nas mulheres!
O que levam as mulheres a serem afetadas pela calvície feminina, os fatores que influenciam são duas as principais causas.
Uma delas é a herança genética (são características transmitidas de pais para filhos).
Antes, procure um profissional dermatologista, porque só um médico especialista, consegue ajudar. A genética é um forte catalisador se for alopecia androgenética, se for este o caso, lamento, mas não tem cura, claro ele tem tratamento.
Já na situação dos hormônios tem início na sua adolescência porque se você não sabe existe um ciclo de vida para os cabelos onde nascem, repousam e caem, mas com o estímulo hormonal a cada ciclo, eles nascem cada vez mais finos.
outros fatores, que estão ligados com a calvície:
- infecções provocadas por fungos ou bactérias;
- traumas na região capilar;
- dermatite seborreica;
- aplicação intensa e recorrente de produtos químicos;
- distúrbios da tireoide;
- alimentação desbalanceada;
- uso de determinados medicamentos;
- estresse;
- covid-19;
- síndrome metabólica;
- tabagismo;
- anemias;
- doenças autoimunes;
Como prevenir a calvície.
Tabagismo.
É um dos grandes males desta época, porque está em milhões de lares brasileiros, é um hábito ruim, que está presente entre as principais causas de morte no Brasil.
Porque o cigarro possui em sua composição algumas substâncias toxicas que se tornam um risco para seu organismo, e acabam afetando os fios de cabelo, os vasos sanguíneos se estreitam dificultando a transmissão de nutrientes ao couto cabeludo.
alimentação saudável.
Uma alimentação saudável, em primeiro lugar, contém no seu plano alimentar, cereais integrais, proteínas e sais minerais.
Onde são ricos em vitaminas e minerais, sua ingestão é suficiente para suprir a necessidade do organismo.
- Aveia no café da manhã ao mesmo tempo que a banana.
- Linhaça marrom ou dourada, podendo ser usada de acordo a suas receitas!
- Trigo de centeio.
- Milho.
- Quinoa.
- Arroz integral.
Limpe os cabelos diariamente.
crie um habito de limpar seu cabelo diariamente, com o tempo notará a diferença, porque o excesso de oleosidade influencia o aparecimento da calvície na couro cabeludo, mas também não somente ela mais a dermatite seborreica, e estimula a queda de cabelo.
Fonte: